A Taça Joaquim Oliveira é a prova inaugural da época do Timestamp Golf Tour 2026 e será disputada, nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, no Quinta do Peru Golf & Country Club, seguida de um Pro-Am no dia 21. Este será o pontapé de saída do circuito profissional nacional – organizado em conjunto pela Federação Portuguesa de Golfe e pela PGA Portugal –, que nesta segunda edição assume um carácter simbólico acrescido por tratar-se de uma homenagem a Joaquim Oliveira (1947-2025), pioneiro de sucesso na divulgação e valorização do desporto em Portugal, em particular do futebol e do golfe.
O Timestamp Golf Tour, que em 2025 passou a contar com a Timestamp como naming sponsor, continua assim a afirmar-se como plataforma de referência para o golfe profissional em Portugal, combinando competência organizativa, visibilidade para os atletas e atratividade para patrocinadores nacionais e internacionais.
O lote de inscritos reúne alguns dos nomes mais competitivos do golfe português, entre os quais, Tomás Bessa, campeão nacional de profissionais; Ricardo Santos, jogador com vitória no European Tour (Madeira Islands Open, 2012) e vasta experiência internacional; Ricardo Garcia e Pedro Lencart, ambos vencedores de torneios do Timestamp Golf Tour, em 2025. A presença destes atletas reforça a qualidade competitiva da prova e o interesse desportivo em torno do arranque da temporada. E a escolha da Taça Joaquim Oliveira para abrir a época sublinha ainda a dimensão institucional e a ambição do circuito, ao invocar a memória de um amante e grande divulgador do golfe e personalidade que marcou a história dos media e do desporto em Portugal.
Para a organização e para os parceiros do circuito, como a Timestamp e a Solverde, a Taça Joaquim Oliveira é uma oportunidade de celebrar o golfe português, valorizando o património humano da modalidade, promovendo visibilidade mediática e proporcionando momentos de proximidade e competição de alto nível.
“Avançamos com grande expectativa para o segundo ano do Timestamp Golf Tour, com uma responsabilidade acrescida por o torneio de abertura ser uma prova carregada de simbolismo e significado. É com sentido de privilégio e de gratidão que temos a oportunidade de homenagear Joaquim Oliveira, uma personalidade com relevância histórica no desporto nacional e com um papel marcante na promoção do golfe profissional e do golfe em Portugal. Acreditamos que, a partir deste ano, esta taça ocupará um lugar duradouro no calendário da PGA Portugal”, afirma Rui Morris, presidente da PGA Portugal.
Pedro Nunes Pedro, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, mostra-se igualmente entusiasmado e grato: “É com enorme orgulho que inauguramos a nova temporada com a Taça Joaquim Oliveira, uma homenagem justa a um homem cuja visão transformou a comunicação e a paixão pelo desporto em Portugal. O Timestamp Golf Tour cresce em qualidade e impacto, e este arranque promete competição, emoção e reconhecimento. Agradeço à família Oliveira, à Quinta do Perú, à PGA Portugal, à Timestamp e a todos os parceiros e atletas que tornam tudo isto possível.”
Gabinete de Imprensa do Timestamp Golf Tour
Fotografia © Rodrigo Gatinho /PGA Portugal
Mais informações:
Website PGA Portugal: https://pgaportugal.pt/taca-joaquim-oliveira/
Hugo Ribeiro press@pgaportugal.pt / 93 422 08 53
João Pedro Oliveira jpo@fpg.pt / 91 761 59 71








